2012-03-07 Diminuir tamanho da letra Aumentar tamanho da letra

Consultoria – parceiro vs fornecedor


A consultoria não é um produto, é sim um modo de intervenção organizacional focado no desenvolvimento de soluções ajustadas. Esta afirmação tem por objectivo lembrar as empresas que deverão optar por um parceiro de soluções, em detrimento de um fornecedor de produtos/ serviços.


Enquanto que o fornecedor procurará encontrar o produto “mais” compatível com a necessidade da sua empresa (muitas vezes ajustando as necessidades da empresa às especificidades do produto já desenvolvido), o parceiro estará focado no problema a resolver, na inovação pretendida, desenhando a melhor e mais ajustada solução para o cliente.


» Como distinguir então um fornecedor de um parceiro?


_Sempre que se reúna com potenciais consultoras a contratar, coloque questões técnicas sobre o assunto/ matéria sobre a qual tem interesse e para a qual necessita de um parceiro.


_Aquando recepção de propostas comerciais, distinga aquelas cujo conteúdo contextualiza e vai de encontro às informações e necessidades específicas por si anteriormente transmitidas à consultora. Valorize ainda a empresa consultora que desde logo procura saber junto de si, se parâmetros como preço, metodologia ou formato cumprem com os seus requisitos.


_Tal como faz quando procura seleccionar o melhor profissional para a sua organização, solicite à empresa consultora os curricula vitae dos consultores que constituirão a equipa de projecto. Sempre que possível, realize o seu próprio controlo de referências.


_Outro factor a considerar é a infra-estrutura. Dimensão não é sinónimo de qualidade, no entanto, dê preferência a consultoras com estrutura humana e física. Esta sugestão é fundamentada por factores vários, entre eles, o facto do consultor independente lhe disponibilizar menor quantidade e diversidade de know how (face a uma equipa de uma consultora), assim como, pelo do risco de incumprimento contratualizado.


A Elevus – People & Business Results é 100% Portuguesa, está presente em 5 países e nos seus 11 anos de história e actividade, tem o orgulho de se apresentar e ser reconhecida pelos seus clientes como uma organização parceira.


(in Revista Pessoal - Março 2012)

................................................................................................................................................................................................
Retroceder  |  Imprimir | Recomendar a um amigo

Notícias

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD/GDPR)

2018-02-14

Em contagem decrescente para o Novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a ELEVUS irá ministrar algumas acções de formação neste âmbito.

Próximos Eventos

Data e Local: 4 de Junho (das 10:00H às 13:00H e das 14:00H às 18:00H) - Porto

Inscrições até: 28 de Maio
Carga horária: 7 horas