2012-04-04 Diminuir tamanho da letra Aumentar tamanho da letra

VÁ PARA FORA... LÁ FORA


A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 14,8%, o que representa mais de 800 mil desempregados. Portugal tem a terceira taxa de desemprego mais elevada da OCDE. Este é o valor mais elevado de sempre e não se prevê um recuo para tão breve.


Numa conjuntura como esta, as tendências mudam e as pessoas começam a procurar outras oportunidades de emprego fora de Portugal. Se no passado, a emigração de portugueses abrangia grande parte pessoas não qualificadas, actualmente o cenário alterou-se, com um aumento de quadros superiores, técnicos e especializados que arriscam por uma oportunidade profissional lá fora.


A Elevus existe há 11 anos no mercado e nunca antes registamos um número tão elevado de processos de recrutamento e selecção para fora de Portugal. Actualmente 80% das vagas de emprego em aberto na Elevus são para clientes localizados fora do país, nomeadamente África e Europa.


Angola tem sido o país que tem registado uma maior diversidade de vagas de emprego, com os sectores da Construção Civil, Grande Consumo, Retalho, Turismo, Tecnologias de Informação, Banca e Ensino, a recorrerem a profissionais especializados provenientes de Portugal.


Já em Moçambique, Guiné-Bissau, Argélia e Cabo Verde, os sectores de actividade que mais recorrem a profissionais portugueses são os da Construção Civil e Tecnologias de Informação.


Relativamente à Europa, nomeadamente, Alemanha, França, Suíça e Bélgica, os perfis mais procurados são os relacionados com as áreas de engenharia e informática, para os sectores de Automação Industrial, Indústria Metalomecânica e sector Automóvel.


É um facto, o número de desempregados em Portugal atingiu o valor mais elevado de sempre, mas continuam a existir oportunidade de emprego. O primeiro passo deverá ser transformar os currículos em verdadeiras propostas e na ausência de projectos em Portugal, impulsionar o percurso profissional para o mercado externo.


(in Revista Exame - Abril 2012)


 


Cláudia Beirão | Managing Director


Elevus – People & Business Results

................................................................................................................................................................................................
Retroceder  |  Imprimir | Recomendar a um amigo

Notícias

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD/GDPR)

2018-02-14

Em contagem decrescente para o Novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a ELEVUS irá ministrar algumas acções de formação neste âmbito.

Próximos Eventos

Data e Local: 4 de Junho (das 10:00H às 13:00H e das 14:00H às 18:00H) - Porto

Inscrições até: 28 de Maio
Carga horária: 7 horas