2013-12-19 Diminuir tamanho da letra Aumentar tamanho da letra

Apesar de muitas empresas ainda recorrem a formação de catálogo, na maior parte das vezes para cumprir com a obrigação legal das 35h/ano de formação certificada a 10% dos seus quadros, a realidade é que as formações de catálogo estão cada vez mais em desuso, pois não garantem a aquisição de competências técnicas e/ou comportamentais exigidas para a função daquele colaborador, e representam um custo elevado para a empresa.


As organizações estão mais exigentes e procuram que os investimentos em formação tenham um retorno e um impacto directo no desempenho das funções dos seus colaboradores e na produtividade dos mesmos.


O segredo está no diagnóstico!


Assim, há que ter em linha de conta alguns aspectos:



  • Incluir no levantamento de necessidades as características diferenciadoras de cada indivíduo (chefias e subordinados), pois só assim a formação se torna eficaz;

  • Identificar as competências discriminantes dos desempenhos de excelência em cada função;

  • Ser mais preciso na definição dos requisitos das funções;

  • Identificar os talentos para cada função na organização ou fora dela.


A verdade é que as pessoas são mais produtivas quando os seus atributos (mais do que as qualificações e experiência), têm elevada adequação ao contexto e requisitos da função. As equipas e departamentos são melhor geridos quando os gestores exploram os Pontos Fortes dos seus colaboradores.


Por forma a garantir a qualidade da formação a Elevus, através das suas ferramentas de assessment e diagnóstico organizacional, identifica o gap entre o perfil de competências dos colaboradores e o padrão de exigência para determinada função. Esta metodologia e seus outputs permitem-nos sugerir aos nossos clientes formações identificadas de forma objectiva, que irão colmatar directamente os gaps existentes entre o perfil de competências dos seus colaboradores e o padrão de competências de excelência da função na empresa, respondendo à questão de quais as formações em que os nossos clientes devem investir. Analisando o referido processo de uma perspectiva mais macro, a Elevus permite consolidar todo um Plano de Formação que permita às empresas uma melhoria objectiva da performance dos seus colaboradores, um alinhamento das equipas, a identificação e retenção de talentos, bem como o aumento da motivação e satisfação com a função.


A Elevus privilegia um contacto próximo com as organizações no sentido de identificar as suas necessidades formativas, da personalização das acções e da avaliação da sua adequação. Assim, a Elevus promove formação à medida, orientada à satisfação específica das necessidades concretas, seguida de um acompanhamento e avaliação da eficácia da formação proposta.

A Elevus, enquanto entidade certificada pela DGERT, atua nas seguintes áreas de formação:
. Gestão Estratégica e Operacional
. Marketing e Publicidade
. Desenvolvimento Pessoal e Comportamental
. Qualidade, Ambiente e Segurança
. Sistemas de Informação


Cláudia Beirão (Managing Director), in Revista Human, Dezembro 2013

................................................................................................................................................................................................
Retroceder  |  Imprimir | Recomendar a um amigo

Notícias

Nova Parceria Elevus

2017-04-04

Com um crescimento acima de 10% no primeiro trimestre de 2017, a Elevus começa o 2º trimestre do ano com uma nova parceria de negócio com a empresa MLS. Esta parceria terá como actor principal o já conhecido Marco Meireles.